Saúde Mental e a Dependência Química

Você já parou para pensar como esta sua saúde mental ?

A saúde mental é um estado de bem estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, por exemplo, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo, contribuir com a comunidade, isso de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas o conceito saúde, de acordo com a OMS E OPAS “ Organização Pan-Americana da Saúde”) vai além da ausência de doenças, uma vez que é possível ter saúde somente quando há completo bem-estar físico, mental e social.

Já deu para ver que esse assunto é bem complexo né?

Para ficar mais simples para você entender, há diversos fatores que podem colocar em risco a nossa saúde mental, entre eles está, mudanças sociais rápidas, trabalho estressante, discriminação de gênero, exclusão social, estilo de vida não saudável nesse caso entra a dependência química, violência e violação dos direitos humanos.

Múltiplos fatores sociais, psicológicos e biológicos determinam o nível de saúde mental de uma pessoa.

–Saúde Mental e a Dependência Química—

Se a saúde mental é um estado de bem-estar, a dependência química tem o impacto direto nesse estado, pois ela retira a maior parte da capacidade do indivíduo de exercer suas atividades de forma plena. Nesse caso o convívio social é um dos primeiros a ser atingindo pois o dependente muda o seu estilo de vida para usar drogas ou o álcool, e com isso acaba se afastando da sua família, amigos e esconde o que faz para a maioria das pessoas, até chegar no ponto de estar sozinho.

Outro ponto que atinge é o da saúde física, que vai se acabando por conta das substâncias ou a falta delas. Mas isso pode demorar, até as substancias fazerem efeitos. E o mais devastador é o emocional, pois o dependente químico vive em uma ‘’montanha-russa’’ de emoções, são elas: ansiedade, agressividade, euforia, depressão, culpa, vergonha e isso impede o indivíduo de exercer plenamente suas atividades e o convívio social saudável.

TRANSTORNO MENTAL E DOENÇA MENTAL

O uso da palavra transtorno está relacionado com um conceito mais amplo de diagnostico. Ao falarmos de doença nós temos as causas, um padrão de sintomas e medidas terapêuticas padronizadas, como doenças cardíacas, por exemplo.

E quando falamos em transtornos, nos referimos a uma trajetória diagnosticada que varia bastante de pessoa para pessoa, multifatoriais e com diversas formas de tratamento.

Para Mario Vinicios Silva Martello, médico psiquiatra da Unimed Cuiabá, a dependência química é uma doença causada pelo consumo repetitivo de determinadas substancias, levando a prejuízos severos ao indivíduo. Ela é um transtorno mental caracterizado por um grupo de sinais e sintomas decorrentes do uso de drogas ou álcool.

PRECONCEITO

O preconceito é bastante presente na sociedade. E justamente pelo preconceito e julgamento, as pessoas não querem ser reconhecidas no lugar daqueles que têm transtornos mentais, com o risco de serem vistos como fracos ou descontrolados, algo que vai desde questões morais até as questões éticas. Esse é um assunto que sempre precisamos falar para poder combater e tentar entender que todo mundo tem seu jeito de lidar com situações diversas. Precisamos construir formas de convivências que não afastem quem é ‘’diferente’’.

E como manter a saúde mental ?

Bom a saúde mental não pode estar desconectada da saúde do corpo, porque é uma só. E para mante-la aqui vai algumas dicas:

1-Conheça a si mesmo, antes de tudo!

2-Tenha uma rotina!

3-Durma Bem!

4-  Faça Exercicios físicos e se alimente bem.

5- Tenha seu momento de lazer.

6- Consulte o medico regularmente.

7-Reforce laços de amizades e familiares que são bons para você.

8- Controle o estresse.

9- Relaze e simplesmente não faça nada quando puder.

10- Desconecte-se

 Compreenda e aceite suas emoções, aprendendo a lidar com elas do modo mais saudável.

Não feche os olhos. Não buscar ajuda contribui para o agravamento do estado emocional, o que pode levar a pensamentos suicidas.
Soraya Souza Cruz
(Coordenadora de Ensino – Educação em Saúde)

ENTÃO NÃO HESITE EM PROCURAR AJUDA!!!!

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
https://www.unimed.coop.br/web/cuiaba/noticias/dependencia-quimica-e-considerada-transtorno-mental-alerta-psiquiatra#:~:text=A%20Organiza%C3%A7%C3%A3o%20Mundial%20da%20Sa%C3%BAde,decorrentes%20do%20uso%20de%20drogas.

https://www.einstein.br/saudemental

Compartilhar esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *